logo RCN

Ultimas : 59253r

Chuva e frio marcam os próximos dias no Litoral Sul de SC; confira a previsão do tempo para o final de semana 44301w

25ª Quermesse de Garopaba promete ser a mais cara da história

Santa Catarina descarta Influenza Aviária em aviário de Ipumirim

23/05/2025 17:56
Geral

Baleia de 7 metros “encalha” em Imbituba durante treinamento de resgate 61c4e

  • Imagem equipes PMP-BS SC/PR - Simulado de resgate de baleia mobiliza equipes em Itapirubá

Aproximação da temporada reprodutiva das baleias-francas no litoral sul aumentam os registros de encalhes desses grandes cetáceos, o que torna esse tipo de preparação fundamental para a resposta rápida e eficaz das equipes envolvidas v3028

A praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, foi palco, na última sexta-feira (16), de um exercício simulado de resgate de baleia. A atividade, realizada já no início da noite, integrou o Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da APA da Baleia Franca.

O simulado representou o encalhe vivo de um filhote de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), com cerca de sete metros de comprimento. As equipes técnicas avaliaram as condições de “saúde” do protótipo do animal, abrindo um canal na areia para simular o retorno ao mar e realizando uma tentativa de resgate com o uso de embarcação e jet ski. 

Imagem equipes PMP-BS SC/PR


A simulação também incluiu uma experiência de tomada de decisão sobre a eutanásia, medida prevista nos protocolos nacionais e internacionais para casos em que não há possibilidade de reabilitação do animal.

CONFIRA O VÍDEO

Segundo Stéphano Rindolfi, chefe da APA da Baleia Franca/ICMBio, “este exercício é essencial para que possamos habilitar e reciclar as equipes que atuam no âmbito do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca”. A atividade buscou simular de forma ética e realista as decisões complexas que podem ser exigidas em situações reais, sempre com foco no bem-estar animal.

O curso contou com a parceria da Associação R3 Animal, Udesc e Instituto Australis, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Para Karina Groch, coordenadora do Instituto Australis, “capacitações e simulados como este reforçam a importância de compreender os procedimentos, limitações e cuidados necessários para o bem-estar animal”.

Com a aproximação da temporada reprodutiva das baleias-francas no litoral sul, a partir do segundo semestre, aumentam os registros de encalhes e avistamentos desses grandes cetáceos, o que torna esse tipo de preparação fundamental para a resposta rápida e eficaz das equipes envolvidas.

Por Redação RSC

Ministro garante estabilidade no preço do frango, apesar de casos de gripe aviária Anterior

Ministro garante estabilidade no preço do frango, apesar de casos de gripe aviária

Imbituba debate novo projeto sobre uso das praias na temporada da tainha Próximo

Imbituba debate novo projeto sobre uso das praias na temporada da tainha

Deixe seu comentário 6c2p5o

Geral 5w1x1x