logo RCN

Ultimas : 59253r

Chuva e frio marcam os próximos dias no Litoral Sul de SC; confira a previsão do tempo para o final de semana 44301w

25ª Quermesse de Garopaba promete ser a mais cara da história

Santa Catarina descarta Influenza Aviária em aviário de Ipumirim

25/05/2025 16:08
Saúde

Cevs confirma 13 mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul s3a31

  • (Imagens Diego Vara/Reuters) - Cevs confirma 13 mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul

Doença é transmitida pela água suja contaminada pela urina de ratos 191l4y

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou na terça-feira (4) 13 mortes causadas por leptospirose. A doença , transmitida pela água suja contaminada pela urina dos ratos, ou a se manifestar no estado após as enchentes causadas pelo grande volume de chuvas neste ano.  

Do total de 3.658 casos notificados, 242 casos da doença foram confirmados. Há ainda outros sete óbitos em investigação e cinco casos que estavam sendo investigados foram descartados. 

As mortes confirmadas pela doença ocorreram nas cidades de Venâncio Aires, Três Coroas, Travesseiro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Encantado, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Novo Hamburgo, com um óbito cada, além de duas mortes em Porto Alegre. 

Leptospirose 

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria leptospira. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. 

O período de incubação pode variar de um a 30 dias e normalmente ocorre entre sete a 14 dias após ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e calafrios. 

A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. 

Considerando o atual cenário de extensos períodos de chuvas e cheias, suspeitos oriundos de área de alagamento e com sintomas compatíveis com leptospirose devem iniciar tratamento medicamentoso imediato.

Agência Brasil 

Próximo sábado (8) será o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite Anterior

Próximo sábado (8) será o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Câmara decreta lei da cannabis medicinal em Laguna Próximo

Câmara decreta lei da cannabis medicinal em Laguna

Deixe seu comentário 6c2p5o

Geral 5w1x1x