logo RCN

Ultimas : 59253r

Chuva e frio marcam os próximos dias no Litoral Sul de SC; confira a previsão do tempo para o final de semana 44301w

25ª Quermesse de Garopaba promete ser a mais cara da história

Santa Catarina descarta Influenza Aviária em aviário de Ipumirim

25/05/2025 04:20

Primeiro caso da Ômicron XBB.1.5 no Brasil é identificado em São Paulo 24172z

  • - © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Agência Brasil

Subvariante é a versão mais transmissível da covid-19, diz OMS 5o1v4t

A rede de saúde integrada Dasa informou hoje (5) ter identificado o primeiro caso da subvariante da Ômicron XBB.1.5 no Brasil. O caso foi identificado em amostra de uma paciente de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A amostra teria sido coletada em novembro do ano ado.

Segundo a Dasa, o caso já foi comunicado ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, e a amostra se encontra no Gisaid, o repositório mundial de sequenciamento.

Segundo a epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, a subvariante XBB.1.5 é a versão mais transmissível da covid-19 identificada no mundo até agora.

A epidemiologista disse que a subvariante já foi identificada em 29 países e pode estar circulando em outros locais sem ter sido detectada. “Esperamos mais ondas de infecção em todo o mundo, mas isso não precisa se traduzir em mais ondas de morte porque nossas contramedidas continuam funcionando.”

Especialistas brasileiros têm demonstrado preocupação com a chegada dessa subvariante que, além de mais transmissível, parece também escapar parcialmente das defesas, embora, até este momento, não haja indicação de que provoque doença mais grave do que já é conhecido, até agora, das Ômicrons. Eles recomendam que a população continue a usar máscaras de proteção e complete o esquema vacinal contra a covid-19, que protege principalmente contra formas graves da doença.


Relatório do IMA aponta praias impróprias para banho em Imbituba e cidades vizinhas Anterior

Relatório do IMA aponta praias impróprias para banho em Imbituba e cidades vizinhas

Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada Próximo

Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada

Deixe seu comentário 6c2p5o

Geral 5w1x1x