logo RCN

Ultimas : 59253r

Chuva e frio marcam os próximos dias no Litoral Sul de SC; confira a previsão do tempo para o final de semana 44301w

25ª Quermesse de Garopaba promete ser a mais cara da história

Santa Catarina descarta Influenza Aviária em aviário de Ipumirim

23/05/2025 20:40
Segurança

Aumento de furtos em Imbituba mobiliza polícia e alerta comunidade para cuidados 6ur3p

  • Imagem PMSC / reprodução internet - Aumento de furtos em Imbituba mobiliza polícia e alerta comunidade para cuidados

Após noticiar 27 casos nos últimos dois meses, RSC Portal procurou o 34º Batalhão da Polícia Militar para entender o cenário e trazer orientações aos moradores. 2k4g2e

Os casos de furto em Imbituba acionaram um alerta entre populares e autoridades. Só entre abril e maio, o RSC Portal noticiou 27 ocorrências de furtos registrados na cidade. Diante do volume de casos e da sensação de insegurança que cresce entre os moradores, a reportagem procurou o 34º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento no município, para entender quais medidas estão sendo adotadas pelas autoridades e de que forma a população pode colaborar com a prevenção.

Em entrevista concedida ao RSC Portal, o capitão Tadros, comandante da 1ª Companhia do 34º BPM, explicou que, apesar da percepção de aumento, os números oficiais mostram uma queda no número de furtos em relação ao mesmo período do ano ado. Em abril de 2024 foram registrados 28 furtos em Imbituba; já em abril de 2025, esse número caiu para 17. Em maio, até o momento, os registros permaneceram estáveis: 10 casos em 2024 e 10 em 2025.

Mesmo com a redução estatística, o capitão reconhece a recorrência dos episódios e destaca o trabalho que vem sendo intensificado para conter as ações criminosas. A Polícia Militar tem reforçado o policiamento ostensivo, intensificando rondas em horários e locais mais críticos, além de realizar abordagens preventivas e ações integradas com a Polícia Civil para identificação e prisão de autores reincidentes, afirma Tadros.

O comandante ressalta ainda a importância da participação ativa da comunidade, tanto com atitudes preventivas no dia a dia quanto no ree de informações à PM. “A PM busca orientar o cidadão constantemente sobre medidas de segurança, realiza barreiras de trânsito visando identificar possíveis criminosos que busquem oportunidades em nossa área e sempre conta com a colaboração da população com informações de possíveis suspeitos”, destaca.

  • Entre as medidas de prevenção que os moradores podem adotar, o 34º BPM orienta:
  • Manter portas e janelas trancadas, mesmo durante ausências curtas.
  • Instalar sistemas de segurança como alarmes, câmeras e cercas elétricas.
  • Evitar deixar objetos de valor visíveis, principalmente em locais vulneráveis.
  • Acionar a PM sempre que observar qualquer atitude ou pessoa suspeita na vizinhança.

Segundo Tadros, muitos infratores aproveitam brechas como veículos ou residências destrancadas para cometer os crimes de oportunidade. Caso o furto já tenha ocorrido, a primeira atitude recomendada é acionar o 190 imediatamente. Em seguida, é necessário registrar o boletim de ocorrência, o que pode ser feito presencialmente ou pela internet, e reunir o máximo de informações possíveis para ajudar nas investigações. “Caso tenha imagens de câmeras, disponibilize-as à polícia. Forneça o máximo de detalhes sobre objetos furtados e possíveis suspeitos”, explica o capitão.

A Polícia Militar reforça que segue à disposição da população de Imbituba e orienta que qualquer informação suspeita seja reada diretamente pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Imagem divulgação PMSC


PMSC Cidadão

O aplicativo PMSC Cidadão é gratuito e permite ao cidadão catarinense  acionar a Polícia Militar para emergências, reportar ocorrências e, em alguns casos, interagir com policiais em tempo real. 

os para usar o PMSC Cidadão

1. Baixar e instalar o aplicativo: O PMSC Cidadão está disponível para Android e iOS. 

2. Registrar um cadastro: É necessário fornecer informações pessoais, como F, nome, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone. 

3. Aceitar os termos de uso: Antes de começar a usar o aplicativo, é preciso concordar com a política de privacidade e segurança de dados, segundo o Portal da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Funcionalidades

  • Botão do Pânico: Aciona a Polícia Militar em caso de emergência, com a opção de enviar localização e informações adicionais, como fotos e vídeos; 
  • Chat: Permite comunicar-se diretamente com a central de emergências ou com policiais em campo;
  • Rede de Vizinhos: Possibilita a troca de informações e o alerta de ocorrências entre vizinhos;
  • O aplicativo também oferece outras ferramentas, como informações sobre segurança pública e dicas de prevenção. 

Por Duda Indalêncio

Homem confiável; funcionário de pousada é suspeito de furtar R$1.900 e arma do patrão em Imbituba Anterior

Homem confiável; funcionário de pousada é suspeito de furtar R$1.900 e arma do patrão em Imbituba

Polícia Militar estoura ponto de tráfico em Imbituba e apreende drogas, dinheiro e balanças de precisão Próximo

Polícia Militar estoura ponto de tráfico em Imbituba e apreende drogas, dinheiro e balanças de precisão

Deixe seu comentário 6c2p5o

Geral 5w1x1x